Prática de Ioga: 10 benefícios para o corpo e a mente

Além de ser um exercício físico, a técnica milenar acalma a mente e garante maior consciência corporal.

Prática de Ioga: 10 benefícios para o corpo e a mente

Importada da Índia, poucas práticas de vida são tão completas quanto ioga para quem busca adotar e manter comportamentos saudáveis. Além de trabalhar o corpo, esta técnica alimenta o espírito com a riqueza de uma filosofia inspirada por mestres e sábios de muitas épocas. Conheça alguns benefícios que a modalidade tem a oferecer ao organismo, à mente e à autoestima, e que a cada dia ganha mais adeptos em todo o mundo.


1. Redução de stress

Antes de iniciar a prática, recomenda-se procurar um médico, mas para quem está liberada, o alívio do stress pode ser percebido já nas primeiras aulas. A concentração exigida durante as aulas, aliada às meditações, é uma das responsáveis pela diminuição desse mal. Com a redução do stress, seu corpo equilibra os hormônios e regula o sistema nervoso.

2. Mais concentração

A atividade demanda muita atenção na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios. Essa atenção vai se estender não só durante as aulas, mas em qualquer função que for realizar no dia a dia.

3. Maior autoaceitação

A prática da ioga estimula o entendimento melhor sobre si mesmo. Assim, durante a prática você entende e respeita seus limites e mantém em mente que a comparação só traz frustração. Cada corpo é único e isso é a beleza de cada um!

4. Reforço à memória

A ioga proporciona melhora na circulação sanguínea graças à resposta positiva aos estímulos. Isso favorece a atividade cerebral, com aumento da capacidade de memória.

5. Ajuda na perda de peso

A prática pode auxiliar no emagrecimento, pois reduz o stress e a ansiedade - dois fatores diretamente relacionados à alimentação. A prática da ioga também colabora com a queima de calorias, que pode ser em maior ou menor quantidade, conforme a intensidade dos exercícios.

6. Melhora a qualidade do sono

O relaxamento e a redução do stress, proporcionados pela ioga, podem ajudar a dormir melhor. E você ainda pode incluir a prática antes de deitar, priorizando exercícios de respiração que reduzem o ritmo do corpo para descansar.

7. Fortalecimento da musculatura

A ioga colabora para o fortalecimento muscular. Os exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas também aumentam sua força.

8. Melhora o equilíbrio

Mais equilíbrio significa menos quedas, certo? E não é só isso: a consciência corporal trazida pela ioga pode ser percebida em todos os movimentos do seu corpo, cuidando para não sobrecarregá-lo.

9. Alivia dores no corpo

Os exercícios de postura e alongamento ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por problemas como escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares.

10. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

A ioga promove melhora do funcionamento do coração e dos pulmões, pois regula o sistema nervoso e beneficia a circulação sanguínea, os batimentos do coração, a pressão, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do stress, como o cortisol e a adrenalina.






💝 Gostou? Contribua e Apoie meu Trabalho.


🌻 Minha Experiência como Autista e TDAH.


👽 Meu Processo de Ascenção e Mediunidade.


🙃 Compartilhe essa Postagem:
Facebook | Twitter | Pinterest | Whatsapp